Censo 2020 é destaque no 8º Congresso Gestão das Cidades, que reuniu gestores públicos em Vila Velha

Editoria: Censo 2020 | Da redação

20/12/2019 10h48 | Atualizado em 23/12/2019 13h49

A Unidade Estadual do IBGE no Espírito Santo (UE/ES) apresentou detalhes da operação para o Censo Demográfico 2020 no 8º Congresso Gestão das Cidades, em novembro, no Centro de Convenções, em Vila Velha. Realizado pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), o evento contou com a presença de prefeitos, secretários, vereadores, deputados e representantes de empresas, entidades e instituições de ensino.

Nos dois dias de evento, 27 e 28, a programação se dividiu em quatro painéis temáticos, com palestras, cursos, conferências, workshops e encontros com lideranças. A apresentação do Censo ficou a cargo do coordenador da Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC) no estado, Mauro Cesar Guimarães. O espaço para divulgação do Censo no evento foi uma articulação da Supervisão de Disseminação de Informações (SDI/ES) com a Amunes.

“Apresentar o Censo Demográfico 2020 aos gestores públicos foi fundamental para que todos possam contribuir com seu desenvolvimento. O trabalho a ser realizado com a coleta de dados será de grande importância para os prefeitos na gestão dos municípios. Quanto mais pessoas tiverem conhecimento e se engajarem, maior será a cobertura e a qualidade das informações territoriais e técnicas”, afirmou a secretária-executiva da Amunes, Maria Emanuela Alves Pedroso.

Além da parceria com a Amunes, a UE/ES já divulgou o Censo em outros eventos importantes nos últimos meses. Um deles foi no no dia 7 de novembro, durante curso de capacitação do Sidra ministrado pela SDI na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam). A equipe aproveitou para falar da importância do Censo 2020 e mostrar os resultados da última pesquisa no banco de dados. No mesmo dia, com o mesmo objetivo, a UE/ES esteve na Assembleia do Colegiado de Secretários Municipais do Espírito Santo (Cosem). 

Também em novembro, a equipe do Censo participou da programação da 3ª Semana do Síndico, no Sindicato Patronal de Condomínios e Empresas de Administração de Condomínios do Espírito Santo (Sipces), a fim de sensibilizar os síndicos para que atuem como mediadores da pesquisa junto aos moradores. As divulgações de novembro foram encerradas justamente com a apresentação no 8º Congresso Gestão das Cidades.

Mais notícias deste Estado