Questionários

Além dos questionários Básico e da Amostra aplicados nos domicílios durante a coleta do Censo 2022, existem outros questionários utilizados em etapas e situações específicas da pesquisa.

Na Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, que é realizada na operação de pré-coleta do Censo Demográfico 2022, os Agentes Censitários Supervisores percorrem os setores urbanos preenchendo, mediante observação, um questionário com o objetivo de prover um panorama estatístico de alguns elementos da infraestrutura urbana das cidades brasileiras.

Os dados resultantes deste questionário possibilitam apoiar com informações os órgãos de planejamento nacional, estaduais e municipais no desenho de políticas públicas que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades do país.

Algumas semanas depois de concluída a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios tem início a coleta do Censo 2022, quando nos domicílios são utilizados dois tipos de questionário: o Básico e o da Amostra.

O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões. A investigação nos domicílios selecionados, efetuada por meio do Questionário da Amostra, inclui, além dos quesitos presentes no Questionário Básico, outros mais detalhados, bem como quesitos sobre temas específicos: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

Serão investigados cerca de 75 milhões de domicílios particulares permanentes do País. O Questionário da Amostra será aplicado em aproximadamente 11% desse contingente, ou seja, cerca de 8,5 milhões de domicílios.

No Censo 2022, também será aplicado antes da coleta em agrupamentos indígenas o questionário de abordagem indígena, esteja esse agrupamento dentro ou fora de terras indígenas. O questionário de abordagem busca reunir informações de infraestrutura, educação, saúde e os hábitos do agrupamento indígena visitado.

Conheça os questionários que serão aplicados no Censo 2022:

Questionário Básico (atualizado em 06/09/2022)
Questionário Amostra (atualizado em 06/09/2022)
Questionário da Pesquisa do Entorno (incluído em 22/07/2022)
Questionário de Abordagem Indígena (incluído em 22/07/2022)