O Censo Demográfico 2022 será a maior operação de recenseamento já organizada no País. Veja, a seguir, algumas informações que dão a dimensão real do tamanho e complexidade da tarefa de realização do Censo 2022.

População
Mais de 215 milhões de habitantes, aproximadamente 75 milhões de domicílios a serem visitados, 5.570 municípios.

Pessoal envolvido
Previsão de mais de 210 mil pessoas contratadas, temporariamente, para os trabalhos de coleta de dados, supervisão, apoio técnico-administrativo e apuração dos resultados.

Estrutura de trabalho
A coleta de dados do Censo Demográfico 2022 tem como previsão visitar cerca de 75 milhões de domicílios para recensear mais de 215 milhões de habitantes nas 5.570 cidades brasileiras (5.568 municípios, o Distrito Federal e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha).

Para dar suporte a essa operação, o IBGE montará uma estrutura de trabalho, composta por mais de 210 mil pessoas contratadas temporariamente, organizada em equipes multidisciplinares, distribuídas em todo o Território Nacional e coordenadas por servidores do quadro efetivo da Instituição.

Para o Censo Demográfico 2022, estão estimados cerca de 6.040 Postos de Coleta, 583 Coordenações de Área e 1.444 Coordenações de Subárea, nas 27 Unidades Estaduais e mais de 450.000 setores censitários em todo território brasileiro.

Mapas
Serão utilizados 5.570 mapas municipais, 30.000 mapas de cidades, vilas e localidades e mais de 420 mil arquivos digitais e impressos dos setores censitários para orientar os recenseadores na sua área de trabalho.

Tecnologia
O IBGE usará a tecnologia para realizar o Censo Demográfico em 2022, agilizando o processo de coleta e transmissão das informações sobre a população brasileira.

Os dispositivos (DMCs e tablets) utilizados pelos recenseadores e supervisores serão equipados com sinal de 3G e 4G. Isso permitirá que os recenseadores transmitam pela internet as informações levantadas, em tempo real, para o sistema do instituto.

Também será realizado um gerenciamento digital, em tempo real, dos deslocamentos dos recenseadores em todo o território nacional, a utilização de "nuvens" na internet para suporte de comunicações e tráfego de dados e novos data centers de alto desempenho.

Serão cerca de 211 mil aparelhos, entre DMCs e Tablets, utilizados durante a operação do Censo, além de 9,5 mil notebooks que servirão como ferramentas nos postos de coleta.