Submenu

Apuração dos dados

A abrangência da coleta de dados e a qualidade das informações serão objeto de avançada tecnologia com uso intensivo de recursos de informática. Todos os questionários serão coletados em meio digital, com georreferenciamento dos locais de coleta e armazenados em bancos de dados, a serem atualizados interativamente. Os movimentos espaciais e a interação das pessoas no preenchimento dos questionários serão registrados e analisados por processos inteligentes de análise de dados.

O uso dessa tecnologia trará grande velocidade no acesso às informações coletadas, permitindo que eventuais erros sejam rapidamente detectados e as correções efetuadas imediatamente após a coleta dos dados.

A utilização de imagens espaciais do território com sistemas de orientação para os recenseadores permitirá otimizar as rotas empreendidas e obter ganhos de produtividade na coleta de dados presencial.

Todo o processamento, da coleta até a divulgação de resultados, será efetuado em data center do IBGE, em ambiente de alto desempenho e com redundância ativa para assegurar a permanente disponibilidade dos serviços e rapidez na divulgação de resultados.