Prefeitura de Manaus vai dar gratuidade no transporte para agentes censitários e recenseadores

Editoria: Censo 2020 | Da redação

13/03/2020 10h01 | Atualizado em 13/03/2020 10h07

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), da Prefeitura de Manaus, vai dar gratuidade no transporte coletivo para agentes censitários e recenseadores que trabalharão no Censo Demográfico 2020. A parceria foi firmada com a Unidade Estadual do IBGE no Amazonas (UE/AM) durante reunião na última quinta-feira (12). Além disso, serão afixados cartazes sobre os processos seletivos do Censo nos 1.200 que circulam pela cidade e transportam cerca de 300 mil pessoas por dia. 

Na reunião, o chefe da UE/AM, Ilcleson Mendes, junto à Coordenação Operacional e à Coordenação de Disseminação de Informações do Censo explicaram ao vice-presidente do IMMU, Pedro Carvalho, o cronograma da operação censitária e como o recenseador será identificado. A equipe do IBGE também falou sobre os dias e horários de trabalho do recenseador, que são bastante flexíveis, já que os recenseadores poderão atuar durante o dia ou à noite, nos dias úteis ou aos sábados e domingos.

Após esses esclarecimentos, ficou acertada, somente durante o Censo, a gratuidade no transporte dos agentes censitários e recenseadores, que em Manaus somarão 1.661 pessoas. Eles serão reconhecidos por crachá, colete, bolsa e boné. Foi firmada também com o IMMU a divulgação dos cartazes do Censo em todos os ônibus das nove empresas que circulam por Manaus e também nos ônibus alternativos da cidade. Nos próximos meses, serão acertados outros detalhes da parceria entre o IBGE e o IMMU.

“Na reunião de hoje, conquistamos um excelente resultado para a operação censitária, nos moldes do que já aconteceu em 2010, durante a pesquisa do entorno e a coleta do Censo Demográfico, em que tanto os agentes censitários quanto os recenseadores terão a gratuidade no transporte coletivo. A parceria também é fruto da boa articulação que as equipes do IBGE têm feito junto a órgãos públicos e outras instituições das mais diversas esferas do governo”, disse o chefe da UE/AM, Ilcleson Mendes.

Mendes ressaltou também que a parceria poupará recursos importantes para a operação. “Isso é um grande avanço, uma grande conquista, porque se não fosse assim, os custos desse deslocamento diário levaria uma fatia significativa do orçamento que nós temos para o Censo Demográfico 2020 no Amazonas. Então, precisamos agradecer à Prefeitura de Manaus. Nós já agradecemos, mas precisamos reforçar o apoio da prefeitura, e comemorar muito essa conquista”, finaliza.

Mais notícias deste Estado