Federação Catarinense de Municípios vai apoiar divulgação do Censo Demográfico no estado

Editoria: Censo 2020 | Da redação

11/03/2020 17h21 | Atualizado em 11/03/2020 17h21

A Unidade Estadual do IBGE em Santa Catarina (UE/SC) se reuniu na última quarta-feira (11) com a Federação Catarinense de Municípios, Associações de Municípios e Consórcios (Fecam), em Florianópolis, para discutir parcerias para o Censo Demográfico 2020. 

Estiveram em pauta três tópicos: o auxílio na divulgação do Processo Seletivo Simplificado para Recenseadores e Agentes Censitários, que está com inscrições abertas ao longo deste mês de março, até o dia 24; ações pontuais para a divulgação do Censo no estado; e a continuidade da parceria de longa data entre a Fecam e o IBGE. 

Representaram a Fecam o presidente Saulo Sperotto, que também é prefeito de Caçador, no oeste catarinense; o diretor executivo da entidade, Rui Braun, e assessores. Pelo IBGE, participaram o chefe da UE/SC, Roberto Kern Gomes, o coordenador operacional do Censo, Fabiano Rodolfo, e a coordenadora técnica do Censo, Andrea Barbosa.

A ajuda para divulgar os processos seletivos para recenseadores e agentes censitários é vista como ponto fundamental pelo chefe da UE/SC: “Em Santa Catarina, com 5,3% de taxa de desocupação, bem abaixo da média nacional, o recrutamento de candidatos para a seleção é dificultado”, disse Gomes. 

Já as ações para o Censo 2020 compreenderão peças publicitárias no site da Fecam; inserções de frases ligadas ao Censo em contas de luz e água; o compartilhamento de mailings (lista de contatos) com prefeituras; colaboração na realização das Repacs, as reuniões de planejamento para o Censo, e na obtenção de postos de coleta nas cidades em que eles ainda não estejam definidos.

A expectativa é que os resultados sejam frutíferos. “A participação histórica com a Fecam tem trazido excelentes resultados para a operação do IBGE em Santa Catarina”, conclui o chefe do instituto no estado.

Mais notícias deste Estado