IBGE firma parceria com Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás para o Censo 2020

Editoria: Censo 2020 | Da redação

11/03/2020 16h47 | Atualizado em 11/03/2020 16h47

A Unidade Estadual do IBGE em Goiás (UE/GO) firmou uma parceria com o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias (Secovi) do estado para o Censo Demográfico 2020. Na última segunda-feira (9), o chefe da UE/GO, Edson Roberto Vieira, assinou com o presidente da entidade, Ioav Blanche, um termo de compromisso visando implementar ações conjuntas para apoiar, divulgar e promover a operação de recenseamento.

Goiás possui cerca de sei mil condomínios, sendo que os mil maiores são representados pelo Secovi. A parceria do sindicato é, portanto, de vital importância para garantir o acesso dos recenseadores à grande parcela da população goianiense. Segundo as cláusulas do termo de compromisso, o Secovi se prontifica a conscientizar os síndicos dos condomínios residenciais para a importância de receber e facilitar o trabalho dos recenseadores. A lista dos recenseadores será previamente disponibilizada para as portarias e, no caso de portarias remotas, o Secovi se prontificou a ser o interlocutor entre IBGE e as principais empresas responsáveis.

Abriu-se também, com o termo de compromisso, a possibilidade de obtenção de espaço para divulgação de informações relativas ao Censo. Um dos pontos debatidos na reunião foi a possibilidade de publicar mensagens do IBGE nos boletos de condomínio, de cobrança sindical, além de tempo no programa Condominial News, veiculado pela PUC TV Goiás.

Em contrapartida, o IBGE se compromete a informar sobre o andamento das operações censitárias, elaborar e disponibilizar peças de divulgação e oferecer oficinas, cursos e palestras de orientação para o acesso aos dados produzidos pelo Censo e por outras pesquisas de interesse técnico do sindicato. Já está prevista para março uma palestra sobre o portal do IBGE, seguida de treinamento das ferramentas digitais Sidra (Sistema IBGE de Recuperação Automática) e o BME (Banco Multidimensional de Estatísticas).

Mais notícias deste Estado