Coordenadores e agentes censitários contratados para o Censo 2020 conhecem a estrutura do IBGE no Paraná

Editoria: Censo 2020 | Da redação

14/02/2020 10h27 | Atualizado em 14/02/2020 11h23

No último dia 7 de fevereiro, a Unidade Estadual do IBGE no Paraná (UE/PR) deu as boas-vindas aos novos funcionários contratados para trabalharem no Censo Demográfico 2020. Coordenadores censitários subárea (CCS) e agentes censitários operacionais (ACO) foram recepcionados pelo chefe da UE/PR, Sinval Dias dos Santos, além de vários funcionários da unidade.

O objetivo do encontro foi não só integrar os novos contratados ao quadro de pessoal do IBGE envolvido com o Censo, como também apresentar aos novatos, em linhas gerais, toda a estrutura, as atividades e o funcionamento do IBGE.

Inicialmente, Sinval Dias dos Santos apresentou de forma geral o instituto, salientando pontos sobre a grande operação do IBGE em 2020, o Censo, e ressaltou a importância e a responsabilidade que os CCSs e ACOs terão nela. Posteriormente, foi mostrado um vídeo institucional em telão apresentando o IBGE, sua missão e atividades, aos novos contratados. Em seguida, cada integrante do corpo gerencial do Censo falou resumidamente como funcionam os respectivos departamentos, focando nas tarefas e especificidades correlatas ao que será realizado no Censo.

Os coordenadores técnico e operacional do Censo no Paraná, Elias Ricardo e Flávio Schuler, iniciaram as apresentações falando sobre os objetivos gerais, o questionário, os números grandiosos da operação, além de aspectos técnicos, como noções de georreferenciamento. Logo após, uma das coordenadoras de Recursos Humanos para o Censo, Mariana Nogueira, apresentou o trabalho desenvolvido pelo setor, mencionando temas como acumulação de cargos, uso do Secaf e orientações sobre atestado médico.

Ana Ritt, Coordenadora de Informática do Censo, falou sobre normas e regras relacionadas à sua área, tais como: uso de redes, logins, senhas, cuidados com equipamentos de informática, sistemas, política de segurança, instalação de softwares, entre outros assuntos. Por fim, a Gerente de Recursos Materiais, Yana Schenatto, e o Coordenador Administrativo do Censo, Rodrigo Siqueira, traçaram um amplo painel sobre as várias atividades realizadas pela GRM, como: contratos e pagamentos de imóveis, identificação patrimonial, inventário, serviços de almoxarifado, regras para uso do malote, além de cuidados para uso de carros oficiais.

O agente censitário operacional Cleidir Eidelwein Bicca ficou muito impressionado com a recepção. “Achei importante para a gente ter uma ideia de como funciona a estrutura, o tamanho do Censo. Minha formação é de geógrafo, então eu já conhecia as pesquisas, mas não tinha uma ideia da quantidade de pessoas envolvidas nessas engrenagens que resultam nas pesquisas”, disse Bicca. O ACO ainda elogiou a recepção que teve no IBGE desde o primeiro dia: “A recepção foi muito boa, a começar pelo porteiro, passando pelo pessoal do RH. De todos notei um comprometimento, uma organização e envolvimento muito impressionante. Estou muito feliz”, afirmou.

Toda a reunião foi conduzida por Erlete Schecheli, coordenadora de treinamento do Censo e transmitida pela internet para todas as agências do estado, o que oportunizou o acompanhamento de outros novos CCSs e ACOs recém-contratados nas respectivas agências.

Mais notícias deste Estado