Recenseadores vão visitar residências rurais de Manaus durante o Censo com apoio de equipes de saúde

Editoria: Censo 2020 | Da redação

09/01/2020 10h11 | Atualizado em 09/01/2020 10h13

Em Manaus, uma das principais dificuldades para a realização do Censo Demográfico 2020 será o acesso dos recenseadores a domicílios localizados em áreas isoladas ou de risco. Para facilitar o trabalho do IBGE, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está cedendo informações sobre os bairros e os contatos de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias para que o instituto consiga visitar essas áreas com segurança.

Cada coordenador de área do IBGE vai entrar em contato com os diretores de cada distrito do município para conhecer as estratégias de acesso às regiões. Na Zona Rural, a Semsa também vai permitir que os recenseadores possam ir “de carona” com as equipes de saúde aos locais, poupando despesas com transporte.

Além da parceria com a Semsa, a Unidade Estadual do IBGE no Amazonas (UE/AM) também conseguiu o apoio de outros órgão de governo para a realização do Censo. Secretariais estaduais e municipais de diversas cidades vão ceder espaços para a instalação dos postos de coleta de dados. Os governos também vão apoiar a divulgação dos processos seletivos para contratação de pessoal em seus municípios.

Outro suporte virá da Universidade do Federal do Amazonas (Ufam), que já disponibilizou espaço físico para a realização de treinamento dos recenseadores. A instituição também vai divulgar informações sobre a operação censitária em seu site.

Coordenador técnico do Censo no Amazonas, Tiago Almudi afirma que esses órgãos darão apoio fundamental ao IBGE para a realização do Censo. “Até agora, fomos muito bem recebidos em todos os lugares que fomos, todos se mostraram muito dispostos a colaborar conosco, e já conseguimos apoios que serão de fundamental importância para o sucesso da operação censitária como um todo. Ainda temos outros desafios pela frente, mas estamos caminhando bem”, disse ele.

Mais notícias deste Estado