Seminário da CNM, em parceria com o IBGE, capacita servidores de 23 municípios gaúchos para o Censo 2020

Editoria: Censo 2020 | Da redação

17/12/2019 10h15 | Atualizado em 23/12/2019 13h51

O IBGE e Confederação Nacional dos Municípios realizaram dia 10 de dezembro, em Porto Alegre, o seminário “Censo 2020: O que seu Município precisa MUITO saber”. Com a presença de representantes de 23 municípios, o evento capacitou servidores dessas cidades sobre diversas questões, como os impactos do Censo e a utilização de suas informações para elaborar políticas públicas.

Integrante da Coordenação Operacional dos Censos (COC), David Montero Dias, falou sobre aspectos demográficos, como a evolução da população brasileira ao longo dos censos realizados pelo IBGE e o envelhecimento da população. Ele também mostrou de forma prática a importância de os municípios terem divisões político-administrativas precisas, permitindo que o Censo mostre esses recortes, o que facilita a elaboração de políticas públicas.

Dias mostrou também a importância de padronização dos cadastros de endereços do IBGE e das prefeituras. E abriu a possibilidade de assinatura de um termo de compromisso entre o instituto e os municípios para o intercâmbio desses cadastros. “Estamos adotando um padrão para que a gente fale a mesma língua. O compartilhamento de nossos cadastros é um primeiro passo”, disse ele.

Além de David, a supervisora da Supervisão de Documentação e Disseminação de Informações (SDI/RS), Sônia Zanotto, também fez uma apresentação, mostrando as possibilidades de se obter dados utilizando as ferramentas online do IBGE, como o SIDRA: “O IBGE tem como política disponibilizar as informações de forma gratuita”, enfatizou. 

O evento contou com a participação dos servidores municipais, que puderam tirar dúvidas e fazer sugestões. Para o prefeito do município de Cacequi, Franco Fonseca, o seminário foi “importante, porque são muitos os novos procedimentos, e a gente teve oportunidade de ter esclarecimentos, tirar todas as dúvidas”, disse ele.

O seminário “Censo 2020: O que seu Município precisa MUITO saber” integra a programação CNM Qualifica, por meio do qual a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) tem realizado uma série de capacitações sobre temas importantes para a elaboração de políticas públicas. Além de Porto Alegre, a capacitação sobre o Censo já passou por diversas cidades do país, como Aracaju (SE), Recife (PE), Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG).

Mais notícias deste Estado