Prefeitos de 19 cidades goianas conhecem os preparativos para o Censo 2020 em seminário da CNM

Editoria: Censo 2020 | Da redação

02/12/2019 16h28 | Atualizado em 02/12/2019 16h28

Goiânia sediou no dia 27 de novembro o seminário “Censo 2020: O que seu Município precisa MUITO saber”, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o IBGE e a Federação Goiana de Municípios. O evento reuniu prefeitos, técnicos e representantes de várias cidades do estado, que puderam conhecer os preparativos para a operação censitária.

A apresentação, feita por David Montero, da Coordenação Operacional dos Censos (COC), teve como objetivo informar e preparar o poder municipal para os desafios do Censo, estabelecendo um primeiro contato entre o IBGE e os prefeitos, que poderão apoiar o instituto cedendo espaços para os postos de coletas de dados, por exemplo.

Os prefeitos puderam tirar dúvidas sobre o Censo e o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), e conheceram as características de identificação dos recenseadores. Participaram representantes dos municípios de Bonfinópolis, Campestre de Goiás, Pirenópolis, Aparecida do Rio Doce, Doverlândia, Anicuns, Aragarças, Buritinópolis, Caldazinha, Gameleira de Goiás, Goianira, Quirinópolis, Jandaia, Ouro Verde de Goiás, Piranhas, Santa Helena de Goiás, São Luís de Montes Belos, Uruaçu e Carmo do Rio Verde. 

A abertura foi feita pelo chefe da Unidade Estadual do IBGE em Goiás (UE/GO), Edson Roberto Vieira. Também participaram o coordenador operacional do Censo no estado, Daniel Oliveira, a coordenadora técnica do Censo, Mariana Celani, a coordenadora de treinamento, Bruna Silva, e o coordenador das REPACs, Hugo Oliveira.