UFCA vai ceder espaços para os postos de coleta do Censo 2020 em quatro cidades do interior do Ceará

Editoria: Censo 2020 | Da redação

02/12/2019 16h14 | Atualizado em 02/12/2019 16h15

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), no interior do Ceará, vai ceder espaços ao IBGE para a instalação temporária dos postos de coleta do Censo Demográfico 2020. A instituição têm campus nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo e Campo Sales. A parceria foi oferecida pelo reitor da instituição, Ricardo Luiz Lange Ness, ao chefe da Unidade Estadual do IBGE no estado (UE/CE), José Moreira Lopes, no dia 28 de novembro, durante seminário da Controladoria Geral da União (CGU).

Lopes participou do 4º seminário Dia Internacional de Combate à Corrupção, na sede da CGU regional. No encontro, ele falou dos preparativos para a operação censitária. “Foi uma excelente oportunidade para reforçar o apoio e a participação das prefeituras nas REPACs (Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo), além de formalizar os pedidos de espaço para os postos de coleta, além de apoio à divulgação do Censo”, disse ele.

Participaram do evento também representantes da Polícia Federal, do Ministério Público e de Prefeituras de municípios cearenses. No seminário, os participantes puderam conhecer o Time Brasil, um projeto da CGU para levar mais transparência aos municípios do estado. As REPACs, realizadas pelo IBGE, foram citadas como exemplo de transparência no encontro. Funcionários da CGU elogiaram o trabalho no instituto na preparação do Censo.