Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul vai ceder salas de aula ao IBGE para treinamento de recenseadores

Editoria: Censo 2020 | Da redação

28/11/2019 16h35 | Atualizado em 28/11/2019 16h36

A Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Sul (UE/RS) firmou uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul para a liberação de salas de aula nas escolas para treinamento dos recenseadores que atuarão no Censo Demográfico do próximo ano. No encontro, realizado no dia 20 de novembro, também foi discutido apoio à divulgação dos processos seletivos para contratação dos profissionais que vão trabalhar na operação censitária. 

Participaram da reunião o chefe da UE/RS, José Renato Braga de Almeida, o coordenador operacional do Censo 2020 no estado, Luis Eduardo Puchalski, a supervisora de Disseminação de Informações (SDI/RS), Sônia Regina Zanotto, e da assessora do Departamento de Planejamento da Secretaria Estadual da Educação, Neri Barcelos.

A primeira solicitação do IBGE foi a cessão de salas para os treinamentos de recenseadores, entre os dias 20 a 31 de julho do próximo ano. O chefe da UE/RS enfatizou a dimensão da operação censitária, com a contratação de cerca de 12 mil servidores temporários só no Rio Grande do Sul: “Nós costumamos falar que é uma operação de guerra”. O coordenador operacional do Censo complementou: “Vamos precisar de 350 a 400 salas para treinamentos no Estado, 50 delas apenas em Porto Alegre”. 

Neri Barcelos relatou que o calendário da Secretaria Estadual de Educação para 2020 ainda não foi publicado, mas que, via de regra, o final do mês de julho coincide com as férias escolares, possibilitando a liberação de salas. Ficou acertado que IBGE e Secretaria de Educação voltarão a se encontrar para mapear a necessidade de espaços para treinamento em cada município do estado e formalizar a liberação das salas.

Outra demanda do IBGE foi de apoio à divulgação dos processos seletivos do Censo 2020 nas escolas, principalmente nas que atendem jovens e adultos, e também nas plataformas virtuais da Secretaria Estadual de Educação. Neri Barcelos se comprometeu a encaminhar o pedido à assessoria de comunicação da secretaria. “Eu tenho certeza que a secretaria poderá ajudar bastante nisto”, afirmou ele.

IBGEeduca 

Barcelos revelou que os dados do Censo auxiliam muito na elaboração do planejamento da Secretaria Estadual de Educação: “Eu trabalho bastante com indicadores. Temos grande expectativa para termos esses dados atualizados”.

Sônia Zanotto apresentou à assessora o IBGEeduca, plataforma com conteúdos do IBGE voltados para a educação. “Temos materiais para cada faixa etária e atividades para os professores realizarem em sala de aula”, relatou a supervisora da SDI/RS. Professora de Geografia, Neri Barcelos ficou impressionada com o projeto e se comprometeu a intermediar contato com o departamento da secretaria responsável pelas atividades pedagógicas.