Governo do Paraná garante apoio ao Censo 2020. Copel e Sanepar vão divulgar informações nas contas de luz e água

Editoria: Censo 2020 | Da redação

05/11/2019 14h47 | Atualizado em 07/11/2019 14h51

O governo do Paraná vai apoiar as ações operacionais do IBGE para o Censo Demográfico 2020. A parceria foi estabelecida em reunião do chefe da Unidade Estadual do IBGE (UE/PR), Sinval Dias dos Santos, com o governador do estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, secretários de governo, e representantes de empresas públicas na manhã do dia 7 de outubro, na sede do governo paranaense, em Curitiba.

Segundo Sinval, todas as secretarias estaduais vão apoiar a divulgação do Censo. A Copel (Companhia Paranaense de Energia) e a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) já se comprometeram a destacar nas contas de luz e água mensagens para que a população receba bem os recenseadores e forneça as informações necessárias à pesquisa, durante os três meses de coleta dos dados.

“Enviamos ao governo um ofício solicitando apoio operacional para o Censo e o governador prontamente agendou uma reunião para saber de que modo poderia nos ajudar. Pedimos apoio na cessão de espaços e mobiliários para os postos de coleta das informações no estado. O governador também deve nos ajudar na divulgação de informações sobre o Censo nos eventos em que participar pelo estado”, disse o chefe da UE/PR, Sinval Dias dos Santos.

Durante o encontro promovido pelo governador, que também teve a participação do coordenador operacional do Censo no Paraná, Elias Guilherme Ricardo, e do coordenador técnico, Flávio Roberto Schuler de Oliveira, o chefe da UE/PR detalhou as ações de planejamento para o Censo. Contou, por exemplo, que mais de 12 mil profissionais, entre recenseadores, analistas e coordenadores, estarão empenhados na operação no Paraná.

Apoio dos síndicos

No mesmo dia, depois da reunião no governo do Paraná, o chefe da UE/PR voltou a falar sobre os preparativos para Censo 2020, à tarde, em um evento da Confederação Nacional dos Síndicos (Conasi), também em Curitiba. No encontro, Sinval pediu o apoio dos síndicos no acesso dos recenseadores aos condomínios.

“Fomos muito bem recebidos no evento. Os síndicos fizeram várias perguntas sobre o Censo. Muitos disseram que vão ajudar os recenseadores durante a fase de coleta das informações. Esse apoio é muito importante para nós. O IBGE faz o Censo para entender a sociedade”, disse chefe da UE/PR. Junto dele, participaram também do evento os coordenadores operacional e técnico do Censo no estado e o assessor da Coordenação de Operações do Censo (PR/COC), David Montero.