Unidade Estadual do IBGE em Santa Catarina participa do 17º Congresso de Prefeitos

Editoria: Censo 2020 | Da redação

05/11/2019 14h03 | Atualizado em 19/02/2020 14h19

Fabiano, Vitor, Mariana, Roberto, Maurício, Andrea e Sueni

A Unidade Estadual do IBGE em Santa Catarina (UE/SC) esteve presente no 17º Congresso de Prefeitos promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). O evento aconteceu entre os dias 24 e 26 de setembro de 2019 na cidade de São José, tendo como destaque os seguintes temas: inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão municipal.

Os diversos assuntos ligados à municipalidade foram debatidos em seminários, palestras e workshops. O público de aproximadamente 2.500 pessoas era formado por prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, técnicos, servidores municipais, estaduais e federais, empresários e empreendedores, dirigentes de instituições privadas e instituições sociais.

Durante o primeiro dia do congresso, o IBGE ocupou um espaço na chamada "Praça da Cultura" e realizou a distribuição de material publicitário aos visitantes. Representando o IBGE, participaram do evento Roberto Kern Gomes (Chefe da Unidade Estadual), Andrea Machado Barbosa (Coordenadora Técnica do Censo 2020 em Santa Catarina), Fabiano Rodolfo (Coordenador Operacional do Censo 2020), Jana Petaccia de Macedo (Assistente de Gabinete), Maurício Zacharias Moreira (Gerente de Acompanhamento e Supervisão Técnica), Sueni Juraci de Mello dos Santos (Supervisora da SDI/SC), além de dois APMs da Agência Florianópolis. Neste ambiente de integração, os ibgeanos puderam conversar com os gestores municipais e divugar o trabalho da instituição.

Presidente da FECAM, Governador de SC e Prefeito de Joinville

No segundo dia de evento, Roberto Kern Gomes discursou dentro do Painel "Grandes temas para os Municípios" com a apresentação denominada Censo Demográfico 2020: O Desafio de Retratar o Brasil e os Impactos na Arrecadação Municipal. Além do Chefe da UE/SC, estavam presentes Jorge Luiz da Silva Teixeira (Coordenador de Área São José), Guilherme de Barros Simões Coelho (Chefe Substituto da UE/SC), Andrea Barbosa, Fabiano Rodolfo e Sueni dos Santos. Na plateia, havia representantes dos 295 municípios catarinenses, entre eles Udo Döhler, prefeito da maior cidade do estado (Joinville), e o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva.

Inicialmente, Roberto apresentou-se e agradeceu o convite feito pelo Sr. Joares Carlos Ponticelli, Presidente da FECAM e Prefeito do Município de Tubarão. O Chefe da UE/SC falou sobre a missão institucional e destacou a importância do IBGE para toda a sociedade: "Acreditamos que o brasileiro só consegue exercer plenamente a cidadania se ele conhece sua realidade. O IBGE mostra essa realidade". Foram mencionadas as principais estatísticas sociais e demográficas produzidas pelo instituto, dando ênfase ao Censo Demográfico 2020.

Plateia do Congresso de Prefeitos

Roberto Gomes explicou a importância do Censo e os desafios da operação em Santa Catarina. Falou também sobre a participação nas Reuniões de Planejamento e Acompanhamento (REPACs), o cronograma dos Processos Seletivos Simplificados e o apoio Logístico para o Censo. Outro assunto tratado foi o auxílio na divulgação do Censo e no convencimento da população. Roberto Gomes encerrou a partipação da UE/SC na assembleia da FECAM agradecendo o espaço e deixando o gabinete da UE à disposição dos prefeitos catarinenses. Após a sua apresentação, o Chefe Estadual recebeu certificado de participação no Congresso de Prefeitos.

Mais notícias deste Estado