Educadores de comunidades quilombolas do Maranhão são convidados a disseminar informações sobre o Censo 2020

Editoria: Censo 2020 | Da redação

05/11/2019 14h33 | Atualizado em 07/11/2019 12h09

A analista de pesquisa da Unidade Estadual do IBGE no Maranhão (UE/MA), Patrícia de Oliveira Borges de Souza, apresentou o processo de coleta de dados que será realizado em comunidades quilombolas no Censo Demográfico 2020. A palestra foi realizada para educadores em setembro, pelo Centro de Cultura Negra (CCN), entidade que há 40 anos atua na defesa dos grupos afrodescendentes no estado.

No encontro, os professores, que atuam diversas comunidades quilombolas do Maranhão, foram informados do trabalho feito até agora para o Censo. Também foram convidados a disseminar informações sobre as operações censitárias nas escolas das comunidades em que atuam. As Reuniões de Planejamento e Acompanhamento (Repac) foram citadas como instâncias importantes de atuação da sociedade civil para a concretização do Censo.

IBGEeduca

A Supervisão de Disseminação de Informações (SDI) do IBGE aproveitou o evento do Centro de Cultura Negra para divulgar o projeto IBGEeduca, portal com conteúdos exclusivos voltados para profissionais de ensino. Professores já utilizam a plataforma nas salas de aula e planejam até organizar eventos regionalizados, como palestras e oficinas, tendo o IBGE como agente ministrador.